A TV aberta segue sendo um forte canal de comunicação de massas, e segundo dados recentes é um dos canais de comunicação mais usados pelas grandes marcas em anúncios para a Black Friday deste ano que será no final de novembro.
Entre as marcas que mais anunciam na TV com relação à data forte para o Varejo, estão Shopee, que lidera o número de inserções no período, Amazon que vem logo atrás e Mercado Livre que segue aumentando ano a ano seus investimentos em campanhas para a Black Friday ao passo em que lidera o volume de buscas no Google após cada inserção.
Comprar online se tornou um hábito comum para o brasileiro durante a pandemia e ganhou força desde então. O Varejo online vai se fortalecer a cada ano, e vem promovendo investimentos maciços na criação de infraestrutura para aprimorar a capacidade de entregar suas mercadorias cada vez mais rapidamente. Neste mercado disputado por grandes empresas o tempo de entrega prometido pela plataforma é grande diferencial para o consumidor na hora de decidir a compra.
O número de anúncios relacionados à Black Friday cresceu 14,7% de 2021 para 2022, de acordo com a análise dos números referentes aos 15 dias que antecederam o evento em ambos os anos. A tendência é que este aumento se repita este ano.
Vincenzzo é jornalista e publicitário. Atuou em comunicação política por vários anos, e em agências de publicidade, se especializando em construção e posicionamento de marcas pessoais e corporativas.